sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Logística integrada: como funciona e os seus benefícios


Era muito comum ouvirmos falar sobre a vantagem competitiva no setor da logística, como focar no ramo de transportes ou se o uso tecnológico seria um fator determinante. Contudo, nos dias de hoje, esses conceitos se ampliaram e os empresários perceberam a necessidade em ter uma logística integrada, que envolve variados setores do mundo dos negócios.
Pensando nisso, preparamos o post de hoje para que você saiba como funciona e quais os benefícios em ter uma logística integrada. Então, continue lendo!

Funcionamento da logística integrada

Como o próprio nome sugere, a logística integrada estimula e permite a união de modo dinâmico entre vários processos e setores de um empreendimento. Em sentido mais amplo, ela se desenvolveu a fim de que os empresários pudessem gerenciar a cadeia de suprimentos de uma maneira mais técnica e estratégica.
Ou seja, caso a logística fosse responsável por processos como a gestão de transportes e estoques, atualmente ela permite um gerenciamento muito mais eficaz das atividades de armazenagem, compras, processos de produção e todas as fases dos transportes. Além disso, ela possibilita o acompanhamento das atividades de seus parceiros e fornecedores, integrando processos que se relacionam nas etapas posteriores.
Ressalta-se que, além da gestão de processos, a logística integrada também trata do controle de fluxo de informações gerados e compartilhados por toda a cadeia produtiva.

Os principais benefícios da logística integrada para as empresas

Por meio do gerenciamento integrado da logística, que gera vantagem competitiva e representa uma diferenciação em relação aos concorrentes, os seus benefícios são extremamente importantes para os negócios. Confira agora:

Redução dos custos operacionais

No sistema da logística, muitos processos vão além do transporte e armazenamento de produtos, e integrar tudo isso é a melhor opção para que não ocorra retrabalho ou confusão de informações.
Assim, ao usar a tecnologia para gerenciar todos os processos em um só lugar, os mecanismos operacionais são otimizados e, consequentemente, ocorre a redução de custos para a empresa.

Melhor acesso aos dados da empresa

Acessar os dados da companhia quando estiverem armazenados em um único local é muito mais fácil e prático. Essa questão proporciona também uma melhor gestão do conhecimento e, no mundo atual, para que o empreendimento cresça, é interessante ter o domínio sobre seus negócios.

Aumenta a satisfação de seus clientes, colaboradores e fornecedores

A logística integrada aumenta a satisfação dos stakeholders (clientes, colaboradores e fornecedores), uma vez que ela, estando mais organizada, permite que a empresa seja vista como um diferencial por todos os envolvidos nas diversas operações.
Isso faz com que a organização seja identificada não apenas pelos preços praticados, mas pela diferenciação nos serviços prestados e inovações.
Portanto, a logística integrada demonstra a evolução do modo como ela é gerenciada, visto que os empreendimentos não estão focados apenas nas atividades operacionais, mas também acompanhando e gerenciando outros processos que fazem parte da cadeia de suprimentos. Ou seja, atividades desde o fornecedor de matéria-prima até a chegada da mercadoria ao cliente.
Fonte https://www.tecnovia.com.br/2017/12/13/logistica-integrada-como-funciona-e-os-seus-beneficios/?utm_campaign=divulgacao_do_post_logistica_integrada_como_funciona_e_os_seus_beneficios&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Nenhum comentário:

Postar um comentário