quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Descubra como calcular o frete corretamente





O cálculo do frete envolve mais variáveis do que apenas a distância entre o remetente e o destinatário ou o peso do produto. Quando esses pontos são desconsiderados, existe o risco de que a empresa sofra perdas financeiras, arcando com custos além do que foi planejado.

Para evitar que esse tipo de situação ocorra em sua empresa, vamos falar mais sobre o que é necessário para calcular o frete corretamente e a importância disso para o seu negócio. Continue com a leitura e saiba mais!
Quais critérios devem ser considerados no cálculo do frete?

Existem diversas questões que se deve considerar na hora de calcular o frete. Dentre elas, estão as variáveis, taxas e impostos que incidirão sobre o valor total. Veja, a seguir, uma lista explicando melhor cada um desses pontos:
Variáveis
frete peso: ao considerar o peso de uma carga, utiliza-se o peso bruto (em kg) e o peso cubado (m³). O frete peso considera o maior valor entre os dois, sendo ele usado para calcular o preço a ser cobrado;
valor da nota fiscal: em alguns casos, também se utiliza o valor total da nota, considerando a cobrança sobre um percentual do valor da carga. Isso é especialmente importante em caso de transporte de produtos com alto valor agregado, que gera um frete maior;
distância entre o ponto de origem e destino: também existe a possibilidade de considerar a distância percorrida para a realização da entrega. É muito comum a utilização de uma tabela de frete que considere a distância total e se utilize a variável do “valor por km rodado”.
Taxas e impostos

Além das variáveis citadas, é preciso lembrar que existe a cobrança de taxas que também influenciam no valor final do frete. Dentre elas:
GRIS: é uma cobrança referente ao gerenciamento de riscos, que tem como objetivo cobrir todos os custos relacionados a medidas adotadas no combate ao roubo e furto das cargas. O valor tem como base um percentual sobre o valor total informado na nota fiscal — um dos motivos pelos quais essa é uma das variáveis consideradas no cálculo.
Ad Valorem: é uma espécie de seguro, mas que visa assegurar a carga quando ela não está em trânsito. Também é calculada com base no percentual do valor descrito na nota fiscal.​
Pedágio: dependendo da rota escolhida para a realização das entregas, pode haver a cobrança de pedágio. Nesses casos, os valores pagos também fazem parte do valor total do frete.
ICMS: esse é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Sempre haverá a incidência desse valor na hora de calcular o frete.
Afinal, qual é a importância de calcular o frete corretamente?

Com tantos pontos a serem considerados no cálculo do frete, principalmente a incidência de taxas — que muitas vezes pode ser esquecida —, pode-se dizer que é fundamental para a gestão financeira que se chegue ao valor correto.

Essa importância se dá pelo fato de que os valores que não forem incluídos serão absorvidos como custo e, por consequência, causarão impactos na lucratividade do negócio.

Calcular o frete corretamente é uma atividade complexa, mas de extrema importância para o negócio e para conquistar seus clientes. Nesse sentido, a utilização de um sistema de gestão pode ser um excelente aliado, já que automatiza essa atividade, tornando-a mais ágil e diminuindo o risco de erros.

Fonte https://www.tecnovia.com.br/2017/03/20/descubra-como-calcular-o-frete-corretamente/?utm_source=blog&utm_campaign=rc_blogpost

Nenhum comentário:

Postar um comentário