quarta-feira, 26 de abril de 2017

Confiança de executivos para contratar funcionários cresce em 2017

Levantamento feito pelo PageGroup demonstra aumento de sete pontos percentuais em relação ao ano passado, saltando de 22% para 29% neste ano
Os executivos brasileiros estão mais otimistas para fazer novas contratações de funcionários neste ano. Segundo o Estudo de Perspectivas de Carreiras e Profissões LATAM 2017, 22% apostavam na expansão do quadro de empregados em 2016. Neste ano, o número de executivos confiantes subiu para 29%. A pesquisa foi desenvolvida pelo PageGroup, consultoria de recrutamento executivo especializado.
O levantamento foi realizado em dezembro do ano passado. Foram entrevistados 6.437 executivos que ocupam cargos de média e alta gestão no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México.
De acordo com diretor executivo do PageGroup para as LATAM, África e Oriente Médio, Patrick Hollard, os resultados refletidos na pesquisa estão ligados à melhora do cenário econômico na região. “Os executivos estão mais confiantes com as perspectivas econômicas no Brasil e na América Latina. Com essa confiança em alta, aumentam as possibilidades de vermos novas contratações de empregados em alguns mercados e setores. Essa retomada da confiança é um ótimo indicador de que as empresas devem retomar seus investimentos e a expansão do quadro funcional é parte desse processo”, analisa.
Comparativo
No Peru, mais da metade dos executivos entrevistados (51%) afirmaram que pretendem contratar mais funcionários em 2017. O percentual aumentou 10 pontos em relação à pesquisa anterior (41%). A busca por mais empregados também será mais intensa na Argentina (46% X 37%), Colômbia (45% X 42%) e Chile (30% X 26%).
A exceção foi o México, onde o interesse por novas contratações caiu de 54% em 2016 para 47% neste ano. “O México passa por um momento de desaceleração e isto está refletido no resultado. Nos demais países o clima de otimismo é maior”, explica Patrick Hollard.
Áreas em potencial
No Brasil, a área de logística segue como uma das com maior procura de profissionais. Setor de Vendas, Operações, Tecnologia da Informação e Finanças também são áreas em potencial. Na América Latina, as áreas são as mesmas, porém o setor de Finanças dá lugar ao de Marketing.
Investimento em qualificação técnica é maior no Brasil e na Colômbia
Outra parte do levantamento procurou entender quais são as prioridades dos trabalhadores em seu plano de carreira. Executivos de Brasil e Colômbia aparecem na liderança para investir em qualificação técnica, com 13%. Logo na sequência aparecem Peru (12%), México (9%), Argentina (6%) e Chile (5%).
Quando o assunto é trocar de emprego, quem aparece na dianteira são os argentinos, com 47% de intenções de buscar novas oportunidades no mercado e no mesmo setor (23%) e buscar oportunidades em um setor diferente (24%). Em seguida vêm os mexicanos, com 39% de intenção de mudança, e os colombianos, com 31%. Os brasileiros ocupam na quarta posição, com 31%, seguidos por chilenos (29%) e peruanos (26%).
A promoção na carreira é o item que desperta menos interesse para peruanos (5%) e brasileiros (6%). O interesse é maior por parte dos executivos consultados na Colômbia (7%), Chile e Argentina (8%) e México (11%).
Emprego
A crise também reflete no mercado de trabalho. Para 72% d entrevistados pelo PageGroup, não haverá redução de postos de trabalho. Na América Latina, esse índice de contratação está mais favorável: pouco mais de um terço (37%) das companhias pretendem contratar neste ano e 80% informaram que não vão reduzir o quadro de funcionários.
Na América Latina, esse índice de contratação é ainda mais promissor. Pouco mais de um terço (37%) das companhias pretendem contratar neste ano e 80% informaram que não vão reduzir o quadro de funcionários.
A pesquisa mostra se haverá redução de equipe no primeiro semestre deste ano. Para 83% dos respondentes, não haverá. Apesar disso, possibilidades de cortes nas áreas de Operações e Contabilidade/Finanças no Brasil são de 65% e 41%, respectivamente, e superam a média na América Latina.

No Brasil, o levantamento apontou que as áreas de Operações e Contabilidade/ Finanças estão mais vulneráveis a reduções de quadro que a média verificada nos demais países da América Latina. Em Operações esse percentual chega a 75% e no setor de Contabilidade e Finanças, 43%.

Confiança em alta
A confiança dos executivos latino-americanos em uma recolocação se mantém em alta. Do total consultado, 12% estão desempregados, sendo que 72% estão confiantes ou muito confiantes para conseguir uma oportunidade de trabalho nos próximos seis meses. No Brasil os resultados capturados foram semelhantes.
Fonte http://www.revistamundologistica.com.br/noticias/confianca-de-executivos-para-contratar-funcionarios-cresce-em-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário