domingo, 27 de novembro de 2016

Emojis estão chegando – ou voltando – aos nomes de domínio

Atualmente, o único Top Level Domain (TLD) que aceita emojis é o .ws


Já pensou em visitar um site como o ☃.com? Em breve eles poderão se tornar cada vez mais comuns. O serviço de hospedagem de sites GoDaddy lançou na última semana um motor de buscas para domínios com emojis (❤❤❤.ws) – qualquer pessoa pode visitar o site, de preferência pelo smartphone, e verificar se determinado domínio está disponível.
Atualmente, o único Top Level Domain (TLD) que aceita emojis é o .ws (de Samoa Ocidental). Os mais comuns, como .com ou .org não permitem o uso de figuras nos nomes há um bom tempo. Em 2001, antes que a proibição técnica a emojis passasse a vigorar – apenas caracteres latinos são permitidos –, uma pessoa conseguiu registrar o domínio indicado no início da matéria.
A adoção de um padrão pela Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, na sigla em inglês) para os nomes de domínio tem um propósito bem definido: evitar ações de phishing. Com os caracteres latinos, é mais fácil identificar endereços maliciosos – o que ocorreu recentemente com o endereço Google.com com o "G" inicial em versalete. Diferenciar dois emojis de xícaras de chá ou óculos pode ser mais desafiador.
Em 2011, a Panic Software registrou o primeiro domínio corporativo com um emoji, o 💩.la. Ano passado, a Coca-Cola realizou uma campanha publicitária destinada a usuários de dispositivos móveis com vários emojis – mas todos direcionavam para o domínio Emoticoke.com. A Norwegian Airlines seguiu o exemplo e lançou o ✈️🎰💸.ws.
A utilização de emojis nos nomes de domínio deve se expandir a reboque do aumento da utilização de dispositivos móveis, que dispõem de teclados virtuais com emojis disponíveis. Em computadores tradicionais, os teclados normalmente não vêm com emojis, tornando-se necessária a ajuda do protocolo Punycode.
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/emojis-estao-chegando-ou-voltando-aos-nomes-de-dominio/115076/

Nenhum comentário:

Postar um comentário