terça-feira, 29 de novembro de 2016

Brasil perdeu um terço da riqueza em dólar em cinco anos, afirma estudo

Em 2011, riqueza média do brasileiro era de 27 mil dólares, e hoje fica na faixa dos 18 mil

A riqueza média do brasileiro adulto, em dólar, caiu um terço desde 2011, afirma um relatório publicado pela Credit Suisse. O estudo afirma que, embora a riqueza medida em reais tenha crescido, esses ganhos são apenas reflexos da inflação, e a renda média, que triplicou de 2000 a 2011, saindo de 8.000 para 27.100 dólares, caiu um terço para a faixa dos 18 mil dólares.
"Afligido por crises políticas e econômicas, o Brasil claramente enfrenta sérias dificuldades", afirma o relatório. O texto explica que a história da riqueza do Brasil é marcada por momentos de boom e fracasso, e que por isso muitos brasileiros preferem investir em ativos reais, especialmente imóveis, que os protegem de futuras inflações.
Como muitos países da América Latina, o Brasil tem mais indivíduos com renda entre 10.000 e 100.000 dólares do que o resto do mundo, enquanto o número de pessoas com as rendas altíssimas é menor. O relatório afirma que isso pode dar uma impressão de igualdade, mas não é o caso.
"Na verdade, a desigualdade no geral é relativamente alta, como indicada pelo coeficiente Gini de 83% e pelo fato de que o Brasil tem 172 mil de indivíduos que são milionários em dólares e 245 mil adultos na fatia de 1% dos detentores de riqueza global", afirma o texto. Segundo a pesquisa, o alto de desigualdade está relacionado aos padrões desiguais de educação da população, e a divisão persistente entre os setores formais e informais da economia.
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/economia-e-financas/brasil-perdeu-um-terco-da-riqueza-em-dolar-em-cinco-anos-afirma-estudo/115041/

Nenhum comentário:

Postar um comentário