segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Volte ao mercado de trabalho, acelere a sua recolocação

Confira dicas de ações que podem ser feitas para voltar com rapidez ao mercado de trabalho
O desemprego cresce no Brasil há 17 meses consecutivos. Atualmente, mais de 11% da população economicamente ativa está fora do mercado de trabalho, uma soma de aproximadamente 11 milhões de pessoas. Apesar da economia ainda estar em baixa e a geração de empregos se manter em queda, existem algumas ações que podem ser feitas para aumentar as chances de se recolocar no mercado de trabalho.
A Kelly, multinacional de soluções em RH, destaca nove passos que podem ajudar em uma recolocação profissional mais rápida. “Esse é um momento delicado, pelos quais muitos brasileiros passaram nos últimos meses. Saber a maneira certa de agir pode ser fundamental para encontrar um novo emprego de maneira rápida e eficaz”, afirma Valéria Andrade, diretora de Recurso Humanos da Kelly no Brasil.
 Conheça seu perfil profissional
Revisite as situações positivas e negativas que você enfrentou na última experiência de trabalho. As positivas mostram para você pontos fortes do seu perfil e conhecimento já adquiridos, enquanto os negativos mostram a você possibilidades de desenvolvimento. Avalie o que poderia ter feito de diferente e, com isso, é possível iniciar um processo do que fazer para melhorar. Assim, se constrói uma lista com as competências profissionais “O desemprego é um momento em que a pessoa deve pensar sobre os seus pontos fortes e pontos a desenvolver. Essa reflexão irá ajudar na elaboração de uma estratégia de recolocação e de um novo posicionamento profissional. Além de abrir espaço para rever aspectos pessoais e profissionais que podem ser melhorados”, afirma Valéria.
 Faça uma lista de desejos
Pense em tudo aquilo que você quer fazer, inclusive coisas inovadoras e novas oportunidades. Coloque os seus projetos em uma lista de prioridades e pense por onde você poderia começar. Liste desde pequenos projetos, como organizar armários, até a realização de cursos e viagens. O processo de recolocação profissional deve ser um desses itens. “Essa lista pode e deve ser preenchida com itens que você identificou após conhecer melhor o próprio perfil profissional. Fazer cursos para desenvolver determinada habilidade também deve entrar nesta relação. Voltar ao mercado de trabalho é fundamental, mas não pode ser o único projeto”, explica Valéria. A partir disso, defina as prioridades e avalie por onde será melhor começar.
 Inicie o Projeto de Recolocação
Para começar, faça uma lista de empresas ou posições que gostaria de trabalhar, áreas em que quis atuar e nunca encontrou oportunidade e empresas que admira. Liste também as companhias que possuem relação com as suas últimas experiências profissionais. A recolocação em organizações do mesmo segmento tende a ser mais rápida, pois a experiência anterior vale muito. “É importante dar índices de prioridade para cada item, pois as opções podem não se concretizar em pouco tempo e a pessoa terá que ampliar a sua busca”, avalia a executiva da Kelly.
Prepare o currículo
O currículo ainda é uma das principais apresentações que o profissional possuiu. Antes de começar a buscar um novo emprego, é preciso alinhar seu conteúdo. O objetivo profissional precisa ser direto e de acordo com as aspirações para a carreira. Cursos devem ser citados somente se tiverem relação com a área pretendida. “Quando for mencionar a experiência profissional, explique bem a descrição das atividades desenvolvidas e seja sucinto nas demais informações, como nome da empresa, data período de atuação e cargo ocupado”, recomenda Valéria.
Fique atento ao LinkedIn
O LinkedIn é uma das principais fontes de recrutamento atualmente. Ser ativo na rede é muito importante para a recolocação profissional. Por meio do LinkedIn, é possível conectar-se a pessoas do mesmo segmento, realizar busca de profissionais de empresas concorrentes e até buscar vagas disponíveis. Seja detalhista ao preencher as informações nessa ferramenta que hoje é uma vitrine de profissionais. Busque manter o seu currículo igual ao perfil na página. “É muito importante conectar-se a diversas pessoas não apenas de sua área, mas também da área de aquisição de talentos, tornando seu perfil mais visível e atrativo”, explica a diretora de RH.
 Faça networking
Contatos de empresas anteriores, redes sociais (Linkedin, Facebook) e colegas de faculdade podem ajudar na divulgação do seu currículo e oferecer referências de como foi trabalhar ou desenvolver projetos com você. Eles também podem saber de oportunidades que você não sabe. Por isso, divulgue o seu projeto de recolocação a eles. “Essas conexões podem ser fontes de informação de mercado e ampliam sua visibilidade, aumentando suas possibilidades de recolocação”, revela Valéria.
 Inicie a busca por vagas
A partir desse momento, comece a procurar pelas vagas que você definiu nos principais sites especializados. Mas antes de cadastrar seu currículo, veja se o site é confiável, busque recomendações com amigos e colegas e confira se há reclamações de outros profissionais. “É muito importante ter certeza de que suas informações estarão disponíveis em plataformas que realmente poderão te ajudar a encontrar um bom emprego. Muitos sites mais atrapalham do que ajudam na hora de concorrer e procurar por novas vagas”, conta a diretora de Recursos Humanos.
 Saiba como conversar com o recrutador
É comum que o recrutador peça ao candidato para falar sobre si mesmo. Nesse caso, seja breve, claro, objetivo e só diga as informações que sejam relevantes ao emprego que busca. “Tenha propriedade para falar sobre seu último empregador. Isso transmite confiança para quem está te entrevistando”, garante Valéria. Esteja preparado para falar sobre seus objetivos, projetos desenvolvidos, situações adversas vividas no passado, desafios que busca na carreira, qualidades e defeitos, sua postura com gestores e pretensão salarial. “Antes da entrevista, treine essas respostas, que muito provavelmente serão perguntadas durante uma entrevista. E seja sempre franco e honesto. Mentir sobre quaisquer aspectos só trarão problemas no futuro”, ressalta.
 Prepare-se para a entrevista
Ao ser chamado para uma entrevista, caso tenha o nome da empresa, entre no site e levante informações como história, principais produtos, segmentos de atuação, visão, missão e valores. Procure também notícias relacionadas à empresa em sites de busca. “Ter informações sobre seu potencial empregador faz com que o candidato não seja prego desprevenido e ainda passa uma excelente impressão ao recrutador”, explica a executiva. Outro ponto importante é separar a roupa que irá usar com antecedência, adequada ao perfil da empresa. E evite atrasos. “Procure a localização da entrevista e trace uma rota calculando o tempo de deslocamento. Tente calcular um tempo extra, caso enfrente dificuldades com o trânsito ou transporte que utilizará”, conclui.
Fonte http://www.mundorh.com.br/volte-ao-mercado-de-trabalho-acelere-a-sua-recolocacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário