sábado, 17 de setembro de 2016

Qual modelo de líder ou liderado você é?

Especialista  explica que entender a si mesmo e saber extrair o melhor de cada perfil de colaborador alavanca o desempenho da equipe e os resultados das organizações

Ao se deparar com um desafio, você é proativo, acomodado ou relutante? E quando recebe um feedback negativo sobre seu desempenho, como reage? Com oposição, indiferença ou desejo de mudança? O conjunto de reações e comportamentos de um profissional indica traços de sua personalidade, que podem ser bem orientados pelos líderes e, também, trabalhados pelos próprios colaboradores.
Você já parou para pensar que tipo de líder ou liderado você é e como pode fazer as suas características pessoais colaborarem para o seu sucesso e de todo o grupo?
De acordo com Américo Garbuio, coach executivo e especialista em RH, com mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos e vencedor de diferentes prêmios do setor, a forma como o profissional se comporta, assim como o líder observa e identifica o perfil de cada liderado, é determinante para o sucesso, ou fracasso, de um projeto, da mesma forma que para o alcance dos objetivos de uma organização.
Visão do líder
A capacidade de liderar equipes, com comportamentos e perfis bastante diferentes entre si, é uma competência fundamental para o líder. Dispor das técnicas e habilidades necessárias para identificar as características de cada colaborador e a forma como agem, percebem e reagem aos processos é um diferencial do gestor, para que o grupo possa alcançar os resultados esperados.
As pessoas voltadas para a ação, exemplifica Américo, tendem a ficar mais à vontade com projetos e atividades que requerem maior nível de energia e menos atividades operacionais. Outras necessitam de mais informações e esclarecimentos, para que possam agir e tomar decisões. Em outros casos, são mais extrovertidas, comunicativas e possuem maior necessidade de acolhimento e atenção.
Segundo o especialista, cada pessoa possui características, maneiras de agir, reagir e realizar uma entrega, que são únicas. “Por isto, é fundamental que o líder saiba reconhecer em sua equipe os tipos de personalidades, para que oriente e contribua para o aperfeiçoamento dos resultados do time”, esclarece.
Américo Garbuio diretor da A Garbuio
Ainda, diz Américo, se, no exercício da liderança, essas diferenças não são consideradas, diminuem as possibilidades de as equipes alcançarem a plenitude de sua produtividade e motivação. Tudo isso se dá, pois as pessoas não realizadas, ou extremamente pressionadas, tornam-se desmotivadas e entregam resultados menores, transformando o ambiente de trabalho em um ambiente não satisfatório.
Portanto, o líder que sabe distinguir os diversos estilos de colaboradores e interage na mesma sintonia com todos eles pode gerar, em sua equipe, uma grande complementariedade de competências, produtividade, planejamento e assertividade. “Não existe perfil melhor ou pior, mas, sim, perfis que se complementam e agregam ao coletivo mais fortalecido”, destaca.

Atletas e seus exemplos
Tomando como exemplo as Olímpiadas, é possível analisar alguns personagens que possuem características diferentes e que, muitas vezes, compõem fantásticas equipes de trabalho. “O Bernardinho, por exemplo, que atua como técnico do time de Vôlei masculino brasileiro, é uma pessoa voltada para a ação. O José Roberto Guimarães, técnico do time de Vôlei feminino, é mais voltado para a técnica, o processo e a lógica. Já, o Guga possui a grande característica de ser extrovertido, comunicativo e agregador”, exemplifica Américo.
FOTO CAPA: PIXABAY
Fonte http://www.mundorh.com.br/qual-modelo-de-lider-ou-liderado-voce-e/

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