quinta-feira, 28 de julho de 2016

Fluxo de caixa: o que é e como fazer?

Pequenos gastos, que aparentemente são insignificantes, podem gerar um impacto grande se forem frequentes e ignorados pelo controle do fluxo. Por isso, fique atento.

Não é raro encontrar histórias de empresas que dão resultados, mas quebram. Uma organização pode, por exemplo, conseguir converter muitas vendas, mas ter um nível muito alto de inadimplência ou de recebimentos num prazo posterior ao vencimento de suas contas a pagar. E aí está feito o estrago, que acontece geralmente devido a um descompasso entre a estratégia e o que se convencionou chamar de fluxo de caixa. Mas, afinal, do que estamos falando?
Como explica o Sebrae, o fluxo de caixa é “um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado”. Ou seja: em resumo, é uma maneira de estabelecer um controle de entradas e saídas do seu negócio.
Um fluxo bem estruturado é crucial para a saúde de qualquer negócio. Ele não é algo difícil de ser estruturado, mas exige muita atenção, pois todo detalhe é importante. Pequenos gastos, que aparentemente são insignificantes, podem gerar um impacto grande se forem frequentes e ignorados pelo controle do fluxo.

Tecnologia

Para evitar erros de preenchimento manual e economizar tempo, é muito importante buscar uma ferramenta que automatize esse processo. O Zeropaper, por exemplo, é extremamente eficiente para esse objetivo, além de ser gratis, o ZeroPaper te ajuda a ter um fluxo de caixa complete e relatórios completes para a tomada de decisão do seu negócio. Acesse o site e conheça o serviço.

Flexibilidade

Muita gente acha que o fluxo de caixa tem que ser rígido. Mas há controvérsias. Desde que não comprometa a saúde do seu negócio, o fluxo deve mesmo é ser flexível, para que você possa ajustar sempre, na medida do possível, suas contas a pagar e valores a receber da melhor maneira possível.
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/economia-e-financas/fluxo-de-caixa-o-que-e-e-como-fazer/112428/

Nenhum comentário:

Postar um comentário