segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sem um marketing excelente seu negócio não vai a lugar nenhum

Executivo da 3M Brasil que ganhou prêmio global na área traz dicas para você melhorar sua atuação nessa frente

O pilar mais visível do marketing muitas vezes é o da propaganda. Muito provavelmente é por isso que tanta gente trata uma coisa como sinônimo da outra. Mas você, empreendedor, administrador ou executivo, não pode cometer esse deslize. Essa interpretação equivocada do tema é responsável por falhas de gestão e estratégia em empresas dos mais variados setores e tamanhos, que podem comprometer severamente os planos de crescimento de qualquer negócio.
O gerente sênior de Produto da 3M Brasil, Otávio Angele, ganhou em 2015 o Prêmio Global Marketing Excellence Award, o maior reconhecimento aos profissionais de Marketing da 3M em todo o mundo. Seu projeto referente ao desenvolvimento do segmento de fitas dupla face Scotch Fixa Fortetinha como foco o aumento de market share e rentabilidade em um cenário de crise. Ele conta que um dos fatores que contribuíram para que a iniciativa fosse bem sucedida foi justamente enxergar o marketing de maneira ampla, considerando de forma consistente seus quatro pilares centrais: praça, preço, produto e promoção.
Muita gente tem uma visão fragmentada ou mesmo deturpada do marketing. É comum a impressão de que a atividade se resume a convencer alguém a comprar algo. Quão prejudicial essa percepção é para o desenvolvimento de uma empresa ou mesmo de todo um ecossistema de negócios? "O marketing é muito mais profundo do que isso. Marketing é visão de negócios, ter conhecimento do seu público, de sua organização e ter bem definido todos os Ps", afirma Otávio.
O executivo destaca que fazer marketing é, antes de tudo, ter olhos de dono. "Aqui na visão da 3M, como gerente de produtos, devo não ter apenas a visão de promoção, mas olhar para a fábrica, ver o que está errado, observar a logística e ver como você pode melhorar. Se você pensar numa empresa, o dono olha para tudo que está ao redor, tudo que está relacionado a rentabilidade do seu negócio. O marketing tem que olhar para tudo que está no business. É uma função fundamental, principalmente para a liderança", complementa.

Princípios básicos da excelência

Para Otávio, a busca pela excelência em marketing deve ser permanente e o ponto de partida para isso é ter foco. "O foco dita o quão boa vai ser sua execução. O princípio básico é fazer um bom plano, que deve ser seu guia, seu mantra, o que você vai perseguir o ano todo. É fundamental também ter entendimento profundo do consumidor e do shopper, que não são diferentes, mas têm momentos diferentes. O shopper é a pessoa no momento da compra. O consumidor é aquele que está no momento da uma necessidade. Então é muito importante ter muita clareza nesses dois momentos e o plano precisa refletir essas duas fases, para ter estratégias coerentes e fortes. A estratégia tem que ser objetiva", explica o executivo.
O princípio número 2, segundo Otávio, é pensar grande. "Nunca pensar no comum. Sair da caixa, pensar diferente para criar uma estratégia vencedora", afirma. Por fim, a execução. "Nada adianta um bom plano, de grande capacidade analítica, se você não conseguir executar suas fases de forma efetiva. É preciso trabalhar bem em equipe. Ter o engajamento dos times é fundamental para que a estratégia saia do papel", complementa.
Fonte http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/sem-um-marketing-excelente-seu-negocio-nao-vai-a-lugar-nenhum/111571/

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