sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Chineses avançam em projeto de construção de mega ferrovia no Brasil

Ferrovia-de-Integracao-Oest
Na semana passada*, uma comitiva de empresários chineses assinaram um Protocolo de Intenções para endossar o desejo e dar inicio aos processos para a construção da ferrovia Transoceânica, megaobra com custo estimado em R$ 30 bilhões. A ferrovia é parte do plano chinês de aportar R$ 300 bilhões em infraestrutura no Brasil nos próximos anos.
Além de investir em ativos fora da Ásia, o objetivo do aporte chinês no Brasil é diminuir a dependência na compra de insumos dos Estados Unidos. O próximo passo na estratégia é se aproximar do governo federal e calcular as taxas de retorno e garantias para a obra.
O traçado da ferrovia Transoceânica vai atravessar os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso e Acre, seguindo até o Peru e faz parte do Plano de Investimento em Logística (PIL), lançado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff.
O interesse dos chineses na obra está alinhado com a vontade de parar de depender do Canal do Panamá, trecho sob forte influência norte-americana. O projeto, no entanto, ainda não tem data definida para começar a ser implantado.
* segunda semana de fevereiro
Fonte http://www.transportabrasil.com.br/2016/02/chineses-avancam-em-projeto-de-construcao-de-mega-ferrovia-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário