segunda-feira, 24 de agosto de 2015

É inteligente tratar seus funcionários como seus melhores clientes

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Empresas bem sucedidas percebem que os funcionários são seus ativos mais importantes. Os clientes podem ser a razão pela qual as luzes permanecem acesas, mas os clientes não existiriam sem o trabalho duro e a dedicação dos funcionários.
É por esta razão que os empregadores devem investir ativamente em seus colaboradores. Especificamente, eles devem procurar tratá-los como se eles fossem os seus melhores clientes. Assim como as empresas valorizam a satisfação, lealdade e referências dos seus clientes, os empregadores devem valorizar o mesmo em seu relacionamento com seus colaboradores. Invista nos funcionários, e eles vão investir na empresa.
Assim como o sucesso do cliente, o sucesso do funcionário deve ser uma experiência holística para os funcionários – desde o recrutamento até as grandes experiências que eles compartilham com a empresa.
Para criar uma experiência de alto nível que atrai e retém talentos, aqui está o que os empregadores devem fazer durante estas três fases do ciclo de vida do funcionário:

Fase 1: Recrutamento

Quando se trata de encontrar o próximo funcionário de alto desempenho da empresa, pense na cultura da empresa como o produto. Como as empresas podem fazer os candidatos a emprego “comprarem” o que eles estão vendendo? Faça o marketing do local de trabalho para os candidatos a emprego, assim como a empresa faz o marketing de seus produtos aos consumidores.
Uma maneira de fazer isso é abraçar a transparência, tanto quanto possível. Dê aos candidatos a emprego uma melhor ideia de como é trabalhar na empresa.
Pegue a empresa de computação em nuvem Rackspace, por exemplo. Sua página sobre carreiras apresenta uma série de vídeos de “Cultura em Movimento” que levam os candidatos a experimentarem um dia na vida de um “Racker”.  A página também inclui mensagens informativas escritas por funcionários da empresa.
As redes sociais também servem como uma ótima plataforma para fazer o marketing da marca do empregador. Assim como as empresas se esforçam para envolver os clientes e mantê-los atualizados pela internet, os empregadores devem fazer o mesmo com os potenciais candidatos a emprego. Postar fotos do último passeio da empresa, destacar depoimentos de funcionários e responder a perguntas e preocupações são todas formas simples para atrair e envolver os melhores talentos.

Fase 2: Desenvolvimento

As empresas investem no sucesso e satisfação do cliente, e os empregadores devem fazer o mesmo com os funcionários através do desenvolvimento contínuo. O processo de desenvolvimento deve começar no primeiro dia de um funcionário e evoluir durante seu tempo com a empresa.
No entanto, uma porcentagem crescente de empresas está reduzindo o tempo de “onboarding” (processo de integração do novo funcionário à empresa) para apenas um dia, de acordo com um estudo de 2014 da Aberdeen. Um dia não vai ser suficiente. Na verdade, o mesmo estudo revelou também que empresas com programas mais curtos de integração (ou seja, menos de um mês) são quase 10 por cento menos propensas a reter seus funcionários durante o primeiro ano.
O sucesso organizacional e do cliente começa com o sucesso do funcionário, portanto dê aos funcionários as ferramentas que eles precisam para crescer profissionalmente.  Não detenha o desenvolvimento do funcionários depois de concluir o processo de “onboarding”.
Em vez disso, se esforce para descobrir onde cada funcionário gostaria de melhorar e lhes dê oportunidades para fazer isso, como investimento em programas de formação, trazer especialistas para dar palestras e dar aos funcionários tempo para participar de eventos de desenvolvimento profissional.

Fase 3: Retenção

Tal como acontece com todas as coisas – incluindo funcionários – você ganha alguns, você perde alguns. Quando se trata do feedback do cliente, as empresas são rápidas a reagir, considerando o potencial impacto desse feedback e fazem isso para evitar que os clientes vão embora. Os empregadores precisam valorizar o feedback dos funcionários da mesma maneira. O feedback dos funcionários é a chave para criar e manter uma experiência positiva para os novos contratados e equipe atual.
Para evitar a perda de funcionários, preste atenção, em primeiro lugar, ao que pode estar fazendo com que eles pensem em sair. Assim como os empresários usam o feedback de seus clientes para aperfeiçoar seu produto, os empregadores devem contar com análises de desempenho regulares e entrevistas para obter dicas sobre como eles podem melhorar a experiência do funcionário.
Considere reunir-se com os funcionários em um ambiente descontraído e cara-a-cara para discutir tanto o desempenho dos funcionários quanto dos gestores, áreas de melhoria e possíveis soluções. Para os funcionários que estão pensando em sair de qualquer jeito, garanta que até esta saída seja positiva. Conduza uma entrevista de saída para descobrir os motivos pelo qual o funcionário está deixando a empresa e o que pode ser feito para impedir que outros façam a mesma coisa.
Autor: Matt Straz, fundador e CEO da Namely
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/retencao-de-talento/?utm_source=Recursos+e+Humanos&utm_campaign=adc5151f49-Recursos_E_Humanos_10_08_2015&utm_medium=email&utm_term=0_e132d4f234-adc5151f49-107145465#sthash.27CVDVo8.dpuf

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