sábado, 30 de maio de 2015

O potencial do turismo brasileiro e seu mercado de trabalho

Com números animadores, o turismo no Brasil não tem do que reclamar. Em 2014, o segmento movimentou o equivalente a 9% do PIB do país (cerca de R$ 466,6 bilhões), crescendo 5% em relação a 2013 e ficando bastante à frente da média mundial, de 2,5%.

No entanto, esses dados têm a sua razão de ser. Uma pesquisa do Instituto Data Popular revelou que o brasileiro nunca viajou tanto de avião como nos últimos anos. Para se ter uma ideia, entre julho de 2011 e julho de 2012, o país teve 9,5 milhões de novos passageiros, que voaram pela primeira vez.
Com a ascensão social da população, o aumento de viagens para dentro e para fora do país e o crescimento de gastos efetuados por turistas estrangeiros em visita ao Brasil, o turismo segue como grande promessa. Dessa forma, o setor tende a se profissionalizar cada dia mais, proporcionando investimentos em infraestrutura e mão de obra.
Segundo o último Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, realizado com os 50 principais executivos de hotelaria, agências, operadores e organizadores de eventos, e  divulgado em outubro de 2014, 18% estavam otimistas quanto ao aumento no nível de emprego, enquanto 72% previam estabilidade no quadro de pessoal.

Onde trabalhar?

O profissional que deseja atuar no mercado de turismo pode encontrar oportunidades em diversoscampos de atuação. Se confirmadas as projeções, as vagas devem crescer em parques e atrações turísticas, em meios de hospedagem, agências de viagens, operadoras de turismo e organizadoras de eventos, e também no transporte aéreo e no turismo receptivo.
“O setor possui projeções de crescimento, menores que nos últimos anos, mas bem positivos diante da atual economia”, explica o especialista em turismo Henrique Mol, sócio-fundador do site de vendas Encontre Sua Viagem.
Segundo ele, para atuar na área, os interessados precisam ter boa rede de relacionamentos, facilidades no tratamento com o público e algumas características comerciais. “Há muitas oportunidades no mercado e alguns cargos, como agente de viagens, não exige cursos para atuação. Por outro lado, algumas empresas têm preferência por profissionais mais experientes, que tenham conhecimentos em sistemas de vendas e carteira de clientes”, relata.
De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, quem trabalha como agente de viagens pode ganhar até R$ 2.600,00 + comissões, que variam de acordo com cada empresa. Entre as funções, este profissional vende serviços de destinos turísticos, oferece informações sobre hotéis, diárias, destino da viagem, traslado, acomodações e programas de entretenimento.
Fonte http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/o-potencial-do-turismo-brasileiro-e-seu-mercado-de-trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário