sexta-feira, 27 de março de 2015

Trabalhar com RH vale a pena?

Com significativo crescimento nos últimos anos, a área de Recursos Humanos vem chamando a atenção dos profissionais brasileiros. O segmento foi destaque no levantamento realizado pela Catho que apresentou as cinco áreas para ficar de olho em 2015, e apareceu também no top 5 de profissões dos sonhos dos brasileiros.
Para saber um pouco mais sobre a área e o que ela pode oferecer aos profissionais, o Carreira & Sucesso conversou com Joaquim Fernandes Filho, professor da Faculdade Cantareira (SP), que falou sobre a importância da área e as vantagens para os profissionais que têm uma qualificação. Acompanhe!

Carreira & Sucesso – Quais atividades cabem ao profissional de RH?
Joaquim Fernandes Filho – Quem atua na área cuida de atividades de recrutamento e seleção de pessoas, aplicação da mão de obra (divisão do trabalho), remuneração, benefícios, segurança do trabalho, assistência social, treinamento e desenvolvimento, registros e folha de pagamento e, por fim, segurança patrimonial.
C&S – E um gerente de RH, o que faz?
JFF – Atualmente também chamado de Gestor de Pessoas ou Gestor de Gente, ele é responsável por cuidar da gestão de todos os assuntos que envolvam a parte viva da organização, ou seja, as pessoas.
C&S – Atualmente, como está o mercado de trabalho para o profissional?
JFF – O mercado está carente de profissionais operacionais. Então, minha dica para quem procura uma oportunidade na área é procurar por uma formação tecnológica, que proporciona grande facilidade de colocação em posições de Assistente ou Analista de Recursos Humanos nos mais diversos ramos de negócio.
C&S – Quais informações você daria para quem deseja ingressar na carreira?
JFF - As estatísticas têm mostrado que pessoas com formação ganham até 30% a mais do que aquelas que possuem apenas o segundo-grau. Além disso, estas pessoas também têm maiores chances de seguir carreira nas empresas. Assim, quem deseja entrar na área deve buscar por uma qualificação.
C&S – Para concluir, você acredita que o segmento permanecerá em alta nos próximos anos?
JFF - Cada momento do mercado há uma área de negócios em expansão e que tende a oferecer mais oportunidades. A posição do Brasil na competitividade mundial ainda é ruim, estamos lá pelo 15º lugar entre os países produtivos. E em minha opinião, a melhoria da competitividade depende basicamente da melhoria da qualificação da mão de obra.
Fonte http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/trabalhar-com-rh-vale-a-pena?sc_source=b2c:newsletter&sc_medium=2015-03-20ces&sc_campaign=ces&sc_content=carreira_sucesso_materia3&utm_source=b2c:newsletter&utm_medium=2015-03-20ces&utm_campaign=511&utm_content=carreira_sucesso_materia3

Nenhum comentário:

Postar um comentário