quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Empresa "deleta" o tradicionalismo para captar jovens talentos Por Patrícia Bispo

Quando se fala na captação de novos talentos, o mercado depara-se, no mínimo, com uma contradição. De um lado, encontram-se profissionais que se dizem ávidos por uma oportunidade no mercado. Do outro, posicionam-se empresas que afirmam que não encontram talentos qualificados para suprir a determinados cargos que precisam ser preenchidos. Diante disso, cada vez mais, a solução tende a trilhar um rumo: acreditar que o investimento na formação dos talentos é uma alternativa que dará retorno à organização.
Uma empresa que tem seguido essa linha "premissa" é a Danome Brasil - organização que conta com cerca e 3, 4 mil funcionários internos, sendo 13 mil colaboradores indiretos. A companhia atua no Brasil há mais de 40 anos, no segmento de produtos lácteos frescos e se consolidou como sinônimo de iogurte. Suas duas fábricas no Brasil, estão localizada em Poços de Caldas (MG) e Maracanaú (Ceará).
Priscila Pacheco - Gerente de RH da DanoneDe acordo com Priscila Pacheco, gerente de Recursos Humanos da Danone, os colaboradores da empresa devem ser empreendedores e ter ambição. Precisam se sentir donos do negócio, para que a empresa cresça a cada quatro anos de forma significativa, pois mais do que fazer um processo seletivo padrão, a essência está em buscar o diferencial.
"A Empresa busca conhecer o perfil de cada candidato, estudando como sairão nas atividades diárias, em linha com a missão da empresa de levar saúde e nutrição ao maior número de pessoas", discorre a gerente de RH.
Dentro dessa postura de Gestão de Pessoas, a organização busca valorizar a autonomia e as atitudes empreendedoras, características necessárias a um ambiente exigente e desafiador, proporcionado por uma empresa de crescimento acelerado, e isto traz grandes oportunidades de crescimento e desenvolvimento para as pessoas dentro da Danone. Isso, por sua vez, faz com que a empresa recrute jovens que estão em sintonia à sua cultura organizacional.
"Sempre adotamos uma estratégia de construção de relacionamento com o jovem. A Danone oferece programas de desenvolvimento para todas as fases do jovem talento que vão do primeiro ano da faculdade até dois anos de formado. Nosso objetivo é motivar as pessoas por meio de atividades diárias e planos de desenvolvimento estruturados para suportar o alcance dos desafios e o crescimento destes profissionais", enfatiza Priscila Pacheco, ao acrescentar que a área de Recursos Humanos é quem coordena todos os programas de captação de talentos.
Escape do Tradicional - A Danone conta com programas atrativos para a captação de talentos - uma mecânica que foge dos processos de seleção tradicionais, ou seja, um novo método de escolha que avalia o candidato em três fases. A primeira é a participação na plataforma web Eureca! Nessa fase, o jovem universitário participa de desafios e jogos on-line, e vai acumulando moedas virtuais - os danonecos - que podem ser convertidas em experiências que aceleram o desenvolvimento candidato. Os melhores colocados serão selecionados para a segunda etapa, denominada ‘Inovation Day'. Nesta fase, os jovens devem passar um dia na sede da Danone, vivenciando na prática o trabalho em projetos desafiadores por meio de ferramentas de empreendedorismo e inovação.
Na última etapa, os candidatos alinhados à cultura da Danone, são chamados para uma conversa presencial com o gestor. Para os programas 2015, a Danone oferece , por exemplo, remuneração compatível com o mercado, além de assistência médica e odontológica, ticket refeição, seguro de vida, convênio com academia (para São Paulo), vale-transporte (se necessário) e bônus no caso do Junior Manager.
Os Programas - Ao todo, a Danone oferece três programas de captação de jovens talentos que compreendem:
Programa Junior Manager - Voltado para a formação da próxima geração de líderes da Danone, essa iniciativa oferece aos trainees oportunidades para liderar projetos, treinamentos robustos e conta com um programa de coaching individual. Ao término dos dois anos de programa, o trainee é promovido para o cargo de gerente júnior da companhia e terá pela frente grandes desafios e infinitas possibilidades de crescimento dentro da organização, podendo assumir uma posição de gerente sênior em poucos anos. É destinado às pessoas com graduação entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014.
"Inovamos o processo seletivo do Programa Junior Maneger 2015 com um modelo dinâmico de avaliações que valoriza o talento individual e o relacionamento com o candidato, de forma a conhecer a essência do jovem no dia a dia. Capacitamos o colaborador para ser um profissional moderno, ou seja, desenvolvemos um profissional que desempenhe multitarefas e tenha a visão da Danone por completo. Com estes profissionais a empresa alcançará todos os seus objetivos", argumenta Priscila Pacheco.
Programa de Estágio - Com duração de um a dois anos, este programa visa desenvolver os jovens talentos, para que possam ocupar posições de destaque dentro da Danone. Ao entregar resultados e demonstrar potencial ao longo do programa, o estagiário poderá ser efetivado como Junior Manager, sem ter a necessidade de participar de outro processo seletivo. As principais formas de desenvolvimento deste programa são on the job com desafios constantes, projetos, treinamentos formais e o programa de tutoria.

Jovens talentos da DanonePrograma de Estágio de Férias -
Desenvolvido para estudantes dos primeiros anos da faculdade, é uma oportunidade de conhecer a realidade empresarial da Danone por meio de apresentações, treinamentos e bate-papos com líderes da organização. Durante um mês, os participantes são responsáveis pela execução de um projeto multidisciplinar que é apresentado por um board de gestores. Este programa acontecerá em janeiro de 2015.
Vale ressaltar que para o processo 2015, há cinco vagas no Programa Junior Manager, 20 vagas no Programa de Estágio e 30 vagas no Programa de Estágio de Férias, destinadas aos universitários dos 1º e 2º anos. As orientações para inscrições encontram-se na fanpage Carreiras Danone. As vagas abertas são para as diversas áreas dos negócios da Danone, localizadas no escritório em São Paulo (SP), e na fábrica em Poços de Caldas (MG).

Por fim, Priscila Pacheco comenta que os programas da companhia estão em constante evolução, seja com relação aos processos seletivos quanto aos programas de desenvolvimento. "Precisamos nos adaptar constantemente às novas necessidades e às ambições dos jovens. Eles querem trabalhar na Danone e a cada oportunidade o número de candidatos aumenta. Podemos perceber que os candidatos estão cada vez mais bem preparados para o mercado de trabalho. Vemos jovens com diversas experiências o que os tornam cada vez mais diferenciados. Buscamos atrair e desenvolver jovens talentos, para que possam concretizar suas próprias ambições e nos ajudar a realizar as da Danone", sintetiza.
Fonte http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Materia/9525/empresa-deleta-o-tradicionalismo-para-captar-jovens-talentos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário