segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Como avaliar a qualidade de um consultor

qualidade-de-um-consultor
Qualquer pessoa da área de RH, uma hora ou outra, é chamada para avaliar as opções de consultoria e recomendar aqueles que devem ser contratados. Infelizmente o processo costuma ser pouco útil, pois são feitas as perguntas erradas e os critérios são mal definidos.
Aqui está o que você precisa saber sobre qualquer consultor ou firma de consultoria com a qual esteja trabalhando.
- See more at: http://recursosehumanos.com.br/artigo/qualidade-de-um-consultor-33557/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=79383fb6f2-Recursos_E_Humanos_19_08_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-79383fb6f2-106172596#sthash.VDDhtdHt.dpuf

  1. Eles irão te avaliar, da mesma forma que você faz com eles. Bons consultores não estão procurando uma “venda”, mas sim a formação de uma parceria. Eles irão julgar se querem ou não trabalhar com sua empresa. Se parecerem loucos pra fechar o negócio, desconfie.
  2. Eles irão insistir para conhecer o “comprador do serviço”. Em outras palavra: quem vai realmente usar a consultoria. Segure seu ego. É uma necessidade ética conhecer a pessoa que está autorizando o investimento e que será verdadeiramente o parceiro durante o andamento dos trabalhos.
  3. Eles te darão as referencias de clientes na hora certa. Ninguém vai lhe proporcionar valiosas referências nas reuniões preliminares e nas discussões iniciais. Mas boas referências devem estar disponíveis no momento em que uma proposta é solicitada. (Nesse meio tempo, você pode avaliar a credibilidade com base na habilidade de comunicação dos consultores, web site, sugestões, comportamento, etc).
  4. Eles irão concordar em fornecer uma proposta por escrito, para que sua companhia avalie as alternativas de ROI (Retorno sobre investimento). Esta proposta deve ser baseada nos RESULTADOS do negócio (exemplos: aumento nas vendas, diminuição de atritos, melhora no trabalho de equipe), e não em “entregas” (exemplos: seções de treinamento, relatórios, manuais, etc).
  5. Eles não irão sugerir,  E JAMAIS OFERECER uma lista de resoluções pré prontas para seus problemas. (Empresas de treinamento fornecem soluções pré-programadas por um determinado preço; consultores não).
  6. Eles irão te  “contrariar” em vez de simplesmente atenderem aos seus pedidos. Bons consultores irão lhe perguntar “porque” quando você disser que quer alguma coisa, e tentarão determinar o que você realmente precisa. (que pode ser muito diferente do que você PENSA que precisa). É por isso que você está buscando uma ajuda externa.
  7. Finalmente, eles irão transferir suas habilidades para você e seu time. Você precisa  passar a possuir muito mais conhecimento após utilizar o serviço de um consultor. Ele NÃO DEVE fazer o trabalho todo sozinho, e sim te ensinar um pouco do que sabe.
Se você, ironicamente, perceber que o consultor concorda com tudo que você diz, então achou a pessoa errada. Você precisa de alguém que lhe diga o que é realmente correto, e não o que você gostaria de ouvir.
Cuidado pra não contratar mais um executor de processos e achar que está contratando um consultor. Acontece com uma frequência maior do que você imagina.
Alan Weiss

Autor: Alan Weiss

Alan Weiss, Ph.D é um do mais respeitados consultores independentes do mundo. Entre seus clientes estão empresas como Hewlett Packard. Mercedes. JP Morgan e grande parte das organizações listadas na Fortune 500. Já escreveu mais de 50 livros publicados em mais de 10 línguas diferentes. Se você lê bem em inglês, pode conhecer mais sobre o trabalho do Dr. Alan em seu site: http://www.summitconsulting.com.
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/qualidade-de-um-consultor-33557/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=79383fb6f2-Recursos_E_Humanos_19_08_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-79383fb6f2-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário