domingo, 13 de julho de 2014

Para presidente, eu quero alguém que já cometeu erros!

lideranca-eficaz
Antes de qualquer eleição, os candidatos à presidência são inquiridos com inúmeras perguntas para nos ajudar a determinar as suas posições sobre os principais problemas: Qual sua posição sobre a política externa; como vai reduzir o déficit tal; quem deve pagar mais impostos e quem deve pagar menos? Na maioria dos casos, entretanto, as respostas serão pré-programadas e previsíveis.
Eu geralmente gosto de respostas diferentes daquelas dadas por candidatos à presidência. Não tenho a pretensão de ter a experiência necessária para ser presidente, e reconheço a singularidade dos desafios de se dirigir um país. No entanto, gerenciei empresas de sucesso o suficiente para aprender algumas coisas sobre a escolha de um líder de sucesso. O que eu mais quero saber quando entrevisto alguém, não tem a ver com planos e promessas. O que eu quero saber é como os candidatos pensam e resolvem problemas.
Aqui estão as quatro perguntas que eu gostaria de fazer à candidatos à presidência, e que faço aos candidatos a líder em minha empresa:
1. Qual é o seu maior fracasso? Claro, candidatos presidenciais tendem a se gabar de si mesmos. Particularmente,  prefiro candidatos que estão dispostos a falar sobre seus fracassos. Como eu já disse em uma texto anterior,  só contrato pessoas que admitem que cometeram erros e aprenderam com eles. Quando candidatos a um emprego me dizem que nunca tiveram um fracasso significativo, só posso supor que eles, ou não estão dizendo a verdade, ou não correram quaisquer riscos calculados. Francamente, você aprende mais com  fracassos do que você com o sucesso, mas só se você estiver disposto a admitir e assumir estes fracassos. Não vou contratar alguém para a minha empresa que não reconhece o fracasso, e acho que devemos exigir o mesmo de nossos candidatos presidenciais. Eu quero saber como eles fracassaram e o que aprenderam com essas experiências.
2. Qual o maior risco que você assumiu na vida, e você assumiria de novo? Riscos calculados são extremamente importantes. Pense na primeira viagem dos Estados Unidos à Lua como um de nossos empreendimentos mais arriscados, mas mais bem sucedidos de todos os tempos. Empresas prosperam e crescem através de riscos calculados; países também. O iTunes foi um risco bem sucedido, O site Pets.com, nem tanto. O programa espacial dos Estados Unidos: muito bem sucedido; as decisões que permitiram o quase colapso do nosso sistema bancário: uma quase catástrofe. Mas em todos os casos, nós aprendemos e crescemos como nação. Seja em negócios ou governo, a marca de um líder de sucesso é muitas vezes a coragem. A pergunta é: quais  riscos valem a pena assumir, e como estas decisões são tomadas?
3. Quando você assumiu uma posição impopular contra grupos de interesse especial? Todo mundo sabe que existem grupos de interesse poderosos em qualquer empresa, especialmente em um país. Eu quero um candidato que possa demonstrar que tomou uma posição que serve ao público em geral, mesmo em face da adversidade. Ao administrar uma empresa, um bom CEO não deve tomar decisões para agradar grupos de interesse, e sim para o bem de todos.
4. Qual é a coisa menos convencional que você fez? Em colunas anteriores escrevi sobre a necessidade de se abraçar o pensamento não convencional. Todos nós podemos discutir se o sucesso de uma empresa é realmente consequência de uma  liderança eficaz, mas é inegável que o sucesso da maioria dos empresários está ligado ao fato de que eles foram inovadores e, muitas vezes, pouco convencionais. Estou convencido de que esta é uma qualificação importante para a resolução de problemas de qualquer nação. Então, perguntemos aos políticos qual o exemplo de  política ou solução não-convencional de que eles tem mais orgulho?
Se você quer atrair líderes realmente valorosos para sua empresa, saia do tradicional, evite ficar ouvindo as pessoas se gabando e comece a colocá-las em situação de cheque. Assumir fracassos, correr riscos, tomar decisões impopulares e pouco convencionais, são evidências de coragem e determinação. E estas são características que todo líder deve ter!
Fonte http://recursosehumanos.com.br/artigo/lideranca-eficaz-35225/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=951d9380ca-Recursos_E_Humanos_10_06_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-951d9380ca-106172596

Nenhum comentário:

Postar um comentário