segunda-feira, 19 de maio de 2014

Indicadores de uma campanha de e-mail marketing pouco eficiente

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Dado o sucesso do e-mail marketing na geração de prospects e sua presença constante em campanhas de marketing da maioria das empresas, é difícil imaginar que newsletters por e-mail poderiam falhar. Mas isso acontece, e que o problema é que os profissionais de marketing tendem a estar em negação com o fato de que as iniciativas de e-mail marketing não está funcionando e que eles precisam fazer algo a respeito.
Profissionais de marketing precisam identificar os sinais que indicam se uma campanha por e-mail é ou não bem sucedida. Embora estes indicadores possam parecer um tanto óbvios, eles são os que os profissionais de marketing precisam verificar para que eles possam fazer os ajustes necessários. Estas indicadores são os seguintes:

1. Baixa taxa de inscrição; alta taxa de cancelamento.

Se a sua lista de assinantes ficou presa em alguns dezenas e não cresce mais, então obviamente você tem um problema. Além disso, se as pessoas parecem cancelar o cadastro constantemente, isso é outro problema. Para resolver isso, volte para o mecanismo que lhes permite fazer o cadastro.  É uma caixa de seleção na sua página inicial de seu website? É um formulário completo cheio de campos a preencher? Você pode querer repensar suas opções de assinatura, também. Verifique se a frequência e/ou conteúdo os está agradando.

2. Taxas de abertura horríveis

Seus assinantes podem não estar desistindo de você (cancelando os cadastros), mas se eles não estão abrindo as mensagens que você envia, é praticamente a mesma coisa. Pode ser um problema com a linha de assunto dos e-mails. Pode ser o horário em que você está fazendo os envios. Ou pode ser culpa de um conteúdo anterior que eles detestaram tanto que decidiram não ler mais nada de você, e eles são muito gentis para cancelar a assinatura.

3. Taxas de cliques pouco promissoras

O padrão do setor para taxa de cliques está atualmente em 4,3%. O seu CTR (click-through-rate, ou taxa de cliques) está alcançando essa meta? Se a resposta é não, mas de forma intermitente, então você ainda pode estar no jogo. Se a resposta é não, com consistência, então você poderia muito bem pensar em redefinir toda sua estratégia de e-mail marketing.

4. Chamadas de ação estão no esquecimento

CTAs (calls-to-action, ou chamadas de ação) medem o verdadeiro propósito de geração de prospects. Se eles estão sendo ignorados (ou pior, se eles estão se tornando invisíveis), então você precisa verificar o que está acontecendo. É o estilo de apresentação do CTA? Está demasiado agressivo? Será que torna o processo muito complicado para as perspectivas?

5. Taxas de spam são anormalmente elevadas

Ser marcado como um spammer é o sintoma final – isso significa que seus pretensos leitores são muito descomprometidos e isso só vai gerar mais reclamações de spam no futuro. Se suas taxas de spam estão atravessando o telhado, pode ser melhor abandonar o e-mail marketing (por um tempo), repensar a estratégia e se redimir da próxima vez.
Autora: Judy Caroll, executiva de Marketing da Callbox Inc.
Fonte http://competenciadigital.com.br/artigo/campanha-de-e-mail-marketing/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=c2645e4c7a-Compet_ncia_Digital_06_05_2014&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-c2645e4c7a-106172596

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