domingo, 23 de fevereiro de 2014

Aos 40 anos, Playmobil segue encantando crianças e adultos

Completando quatro décadas em 2014, o famoso boneco briga contra os videogames para conquistar as crianças da era digital enquanto continua no coração dos adultos

Edu Cesar
César Ojeda, 48, é o criador do fórum PlayBrasilmobil
Criado na Alemanha em 1974, o brinquedo é bastante simples: tem movimentos bem limitados e um desenho nada refinado, só olhos e um sorriso no rosto. Mas, mesmo com tamanha simplicidade, o boneco tem uma verdadeira legião de fãs -- e muitos deles já nem tem mais idade para brincar.
Boa parte dos apaixonados por Playmobil são adultos que brincavam com o bonequinho na infância. É o caso de Carlos Alberto Guimarães, de 42 anos, que há 37 anos é um fã declarado do brinquedo. “Tenho até hoje o meu primeiro Playmobil, era um xerife com uma estrela prateada”, lembra o jornalista, que é um dos principais colecionadores do país.
Ele e outros apaixonados pelo brinquedo se reúnem no fórum PlayBrasilmobil, que há cinco anos é o ponto de encontro virtual dos colecionadores do boneco. “O meu trabalho é que as pessoas assumam essa paixão pelo Playmobil. Eu brinco dizendo que tiro as pessoas do armário”, conta César Ojeda, 48, fundador do site e que tem mais de 400 produtos da marca.
O fórum criado pelo carioca já conta com mais de 800 outros colecionadores do boneco, que usam o espaço para discutir e conversar sobre sua paixão. “O fórum não é só um espaço para as pessoas falarem sobre o Playmobil, mas é um lugar para as pessoas se conhecerem. Muitas relações interpessoais foram geradas ali”, conta o empresário, que esteve em São Paulo nesse domingo (16) para um encontro entre os membros do site.
O mundo mágico de Playmobil
Mas o que faz alguém se apaixonar tanto pelo Playmobil? “O que mais fascina no Playmobil é a capacidade de construir universos, criar novas brincadeiras. Não é uma história pronta como no videogame”, explica Carlos Alberto. César concorda. “A brincadeira exercita a capacidade lúdica da criança, não é como um jogo em que o desafio é driblar um sistema pré-programado”, acredita o fundador do fórum.
Depois de algum tempo longe do Brasil, o boneco voltou a ser importado ao país em 2008, pela Sunny Brinquedos. Desde então, a empresa vem trabalhando em um processo de apresentação do Playmobil às crianças da era digital. “A criança quer brincar, quer imaginar, e o brinquedo tem muito espaço no vida da criança”, diz Ricky Candi, 32, diretor de produtos da marca.
O crescimento do brinquedo no mercado nacional pode ser comprovado por números. Em 2013, as vendas cresceram 30%, e a expectativa é que subam mais 20% neste ano -- e o público alvo é o infantil.
Tanto é que o Forte Velho Oeste do Playmobil foi indicado em uma lista dos melhores brinquedos de 2013, elaborada pela revista Crescer a partir das escolhas das próprias crianças. “As crianças se encantam pelo boneco. O principal desafio é que elas o conhecem, saibam que ele existe. Se eles conhecerem, vão brincar”, acredita Carlos Alberto.
Fonte http://jovem.ig.com.br/cultura/mix/2014-02-17/aos-40-anos-playmobil-segue-encantando-criancas-e-adultos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário