terça-feira, 26 de novembro de 2013

Como me tornei consultor – Parte 1

consultor-carreira-competencias
Nunca tivemos tantas opções para decidir nosso destino. Nenhuma escolha será boa, porém, se não soubermos quem somos“. Peter Drucker
O emprego como conhecemos está com os dias contados… Quer dizer que os empregos irão acabar?
No conceito do que hoje chamamos de emprego sim. Mas calma, deixe-me explicar. No mundo de hoje, com a famosa globalização, vivemos um modelo bastante distinto do conhecido no passado, onde as empresas e os profissionais permaneciam juntos por longos anos. O famoso Guru da Administração Peter Drucker disse: “Prevê-se que dentro dos próximos 25 anos a maioria das pessoas que trabalham hoje ainda estará trabalhando. Talvez não em tempo integral ou como empregados em uma companhia, mas como temporários ou em tempo parcial. Ainda assim estarão trabalhando, até os 70 anos”.
O trabalho não vai acabar, felizmente, o que está havendo é uma mudança na forma de contratação de profissionais ou colaboradores (gosto muito de usar este termo, afinal, todos somos colaboradores, independente da forma de contratação) no formato que conhecemos.
O emprego formal com carteira assinada, apesar de ter crescido não é a única forma de trabalho a ser considerada, pois ainda tem muita gente desempregada buscando empregar-se no formato CLT (carteira assinada). Existem também aqueles que já identificaram a nova tendência e estão partindo para a forma de trabalho PJ (Pessoa Jurídica). Porém, para ambas as formas de trabalho não existem mais “o emprego para vida toda”. Portanto, temos que estar preparados para atender as demandas com maior rapidez e competência.
Contei essa história porque era necessário citar de onde parti para chegar onde estou. Vamos lá!
“Como você virou consultor?” Foi o questionamento de um amigo…
De bate pronto, confesso que não sabia explicar com profundidade, mas respondi que não virei e sim estou consultor, porque não somos o cargo que ocupamos e sim estamos nele, amanhã podemos estar em outro. Disse também que nunca tinha ficado desempregado, mas tomei a decisão de mudar de rumo quando percebi que estava acomodado e sem desafios num emprego CLT. A vida de consultor veio por paixão à área de RH e de Tecnologia.
Depois disso, passei a refletir mais sobre o assunto. E estou aqui para contar um pouco sobre as competências que considero importantes para atuação como consultor e que, acredito, possam servir para qualquer profissional.
No próximo post vamos contar quais são as competências comportamentais. Até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário