terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Ferrabrás do RH

Era Doutor Antonio Carlos o tempo todo; assim sendo chamado – e decantado – naquele laboratório farmacêutico de uma multinacional italiana. Alto, atlético, pouco menos de 30 anos de idade, ar desafiador e um tanto imbecilizado, lembrava um pouco o ator americano Sylvester Stallone desidratado. Antonio Carlos conseguira o cargo de Gerente de Recursos Humanos mais por sua subserviência ao Diretor Administrativo, este muito cotado pela matriz italiana.
A empresa adotara, para cargos de chefia, o Teste de Rorschach. Desenvolvido pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach, o teste consiste em dar respostas sobre o que se parecem cerca de umas doze pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica da personalidade do indivíduo. Embora o seu funcionamento ou aplicação estivesse sob a responsabilidade dos psicólogos do Setor de Recrutamento e Seleção, Antonio Carlos queria ver todos os resultados; acho que mais por curiosidade ou para demonstrar, grosseiramente, quem mandava, efetivamente, no RH.
Não obstante eu tivesse sido convidado pelo Diretor de Produção para assumir o cargo de Gerente de Desenvolvimento Operacional, tive que me submeter ao tal teste. Alguns meses depois de meu ingresso na empresa, o Diretor de Produção me contou que Antonio Carlos ficou “puto nas calças” com a minha contratação, pois o resultado do “meu Rorschach” continha contra-indicações para o cargo. Todavia, a vida seguiu em frente, e o meu desempenho no cargo desmentiu os prognósticos, pois consegui avanços em produtidade e qualidade nos resultados da empresa. Depois de 4 anos, pedi demissão para ir compor a equipe do Projeto Bandeirante: um avião turbo-hélice que deu origem à Empresa Brasileira de Aeronáutica – Embraer – a atual segunda fábrica de aeronaves do mundo.
Eu soube, recentemente, que Antonio Carlos é um consultor de empresas muito requisitado, especializado em liderança situacional: um pacote de treinamento vendido, sob licença, dos americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário