sábado, 27 de julho de 2013

O jeito certo de ser feliz

“Você não precisa ter sucesso para ser feliz,
mas precisa ser feliz para ter sucesso”
Shawn Achor
felicidade-qualidade-de-vidaNa última década, um número cada vez maior de cientistas e especialistas têm se esforçado para decifrar os segredos da felicidade. Os psicólogos querem entender o que o ser humano sente, os economistas querem saber o que as pessoas dão valor, e os neurocientistas querem ver como o cérebro humano reage a recompensas. Atualmente, mais de 200 estudos científicos, envolvendo 275 mil participantes, comprovam que a felicidade proporciona uma vantagem competitiva ao seu cérebro e à sua organização.
Uma nova disciplina tem sido recentemente desenvolvida, chamada de “a ciência da hedônica” A palavra “hedônica” foi cunhada pelo psicólogo Daniel Kahneman, que ganhou o prêmio Nobel da Economia em 2002. De acordo com estudos dessa nova disciplina, até certo nível de riqueza, o sucesso material de fato traz mais felicidade. Por exemplo, quando uma pessoa progride de um estado de absoluta pobreza e miséria até o atendimento de suas necessidades de sobrevivência, e desse nível de sobrevivência até uma vida confortável, e depois de uma vida confortável até certo grau de luxo, sua felicidade de fato aumenta. Contudo, após certo ponto, mais bens materiais não trazem mais satisfação. O que importa, a esta altura, são os chamados “fatores não materiais”, tais como companheirismo, famílias harmoniosas, relacionamentos amorosos, e uma sensação de se viver uma vida significativa.
Hoje temos, também, um novo movimento, a Psicologia Positiva. O psicólogo Martin Seligman, professor da Universidade da Pensilvânia, um dos fundadores do movimento de Psicologia Positiva, e sua equipe pesquisaram os ensinamentos de Aristóteles, Platão, São Tomás de Aquino, Buda, Confúcio, Lao-tsé, Benjamin Franklin, além dos textos do Talmude, do Antigo e Novo Testamento, do Código Samurai e do Corão. Para surpresa dos pesquisadores, praticamente todos os pesquisados, ao longo de 3 mil anos, endossavam as mesmas virtudes: sabedoria e conhecimento; coragem; amor e humanidade; justiça; temperança (autocontrole); espiritualidade e transcendência.
Diante do exposto, podemos concluir que o interesse pelo estudo da felicidade vem crescendo, em todo o mundo. Atualmente, o curso mais concorrido da melhor universidade do mundo, aborda o tema felicidade, baseado em pesquisas na área da psicologia positiva, que enfatiza a resiliência e as atitudes positivas. O curso da Harvard é desenvolvido pelo especialista Shawn Achor, autor do livro – O jeito HARVARD de ser feliz.
Com base nos sete princípios descritos por Shawn, e no livro – Felicidade Autêntica – do Ph.D. Martin Selingman, a T&G Treinamento realizará o curso – O Jeito Certo de Ser Feliz.  Durante o evento, que  será realizado dia 29 de julho, em São Paulo, os facilitadores  comentarão as principais pesquisa realizadas na área da Psicologia Positiva, procurando deixar claro o que as pessoas e as empresas bem sucedidas têm que as outras não têm.
O conhecimento sobre o benefício da felicidade já avançou muito. Será tolice as empresas, os profissionais e as pessoas não tirarem proveito desse conhecimento.
Autor: Sebastião Guimarães – guimararaes@tgtreinamento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário