sexta-feira, 26 de abril de 2013

Vale reduzir o consumo de água na logística?


Embora o setor logístico não seja o que mais consome água na economia brasileira, sem dúvida, também depende desse recurso para operar, não apenas em relação ao consumo humano em centros de distribuição, mas também no processo de recarga de baterias para empilhadeiras, na lavagem de caminhões, na limpeza de paletes e pisos. Por esse motivo, é importante desenvolver uma estrutura ou planejamento para racionalizar o uso da água, tornando o consumo mais ambiental e economicamente sustentável.
E por quê dar atenção a esse assunto? Simples. Porque grandes cidades, como São Paulo, já não oferecem novas fontes de água limpa inexploradas e, segundo a Secretária de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, o consumo da região metropolitana deve subir 40% até 2035. Com o aumento do consumo e a falta de recursos, a conta matemática não fecha. Cria-se, então, algo que qualquer primeiranista de ciências exatas conhece bem, aumento de preços para controlar uma demanda maior do que a oferta.
Com o aumento do preço da água, as empresas que não repassam esse valor diretamente o produto final, passarão a fazê-lo, tornando a cadeia de abastecimento mais cara e insustentável a longo prazo. De certo modo, esse movimento forçará investimentos para reduzir a dependência de água, como a adoção de processos de limpeza a seco, instalação de sistema de reuso de água, tratamento de esgoto e reservatórios para água de chuva. No entanto, essas alternativa já não serão acessíveis a todos, o que, provavelmente, enxugará o número de empresas no mercado, eliminando aquelas que não conseguirem aderir a “precificação” dos novos tempos.
Esse cenário possível, mas não exato, pode ser evitado com um planejamento (e investimento) ainda em tempo de ser incorporado à cultura da empresa. É certo que já há um atraso e o deadline já bate na porta de algumas corporações, mas é melhor agir agora, do que fechar as portas por falta de investimento em crescimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário