quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Varejo é o maior incentivador da logística sustentável


Sem dúvida o varejo é um dos setores que maior impulsiona a adoção de medidas sustentável na logística. Não é de hoje que grandes redes de varejo, como Walmart, Pão de Açúcar e Ikea criam regras ou adotam medidas para reduzir o impacto de suas cadeias de distribuição no meio ambiente.
Por mais que pareça jogada de marketing, essas iniciativas vão além da valorização da marca. Essas empresas notaram que o pacote da sustentabilidade traz, entre outros itens, a eficiência e a qualidade para as operações. Afinal, perdas, desperdícios e irregularidades além de conduzirem o varejo ao prejuízo não se encaixam em um perfil sustentável.
O Grupo Pão de Açúcar (GPA), por exemplo, adotou em 2008 o programa Qualidade Desde a Origem na cadeia de frutas, legumes e verduras (FLV), que realiza auditórias técnicas, análises laboratoriais, inspeção de recebimento e, o mais importante, rastreabilidade de mais de 2000 produtos da categoria.
O programa, que também prevê o monitoramento e o desenvolvimento de fornecedores de FLV, permite que se acompanhe, por meio uma plataforma online, todos os quesitos de qualidade solicitados pelo GPA durante todas as etapas da cadeia, como nota de auditoria, resultados de análise de resíduos de agrotóxicos e nota de recebimento no momento em que os produtos chegam aos centros de distribuição da rede. No meio desse mapeamento estão os prestadores de serviços logísticos, que precisam ser cada vez mais eficientes em suas atividades de packing, movimentação, carregamento e transporte.
Segundo a equipe do Pão do Açúcar, com o mapeamento de todas as etapas da cadeia é possível identificar não conformidades, como elas ocorrem e, ao mesmo tempo, propor ações corretivas para o desenvolvimento do produtor, o que não só favorece o GPA, mas todo o varejo.
Como resultado, o Grupo Pão de Açúcar tem garantindo menor taxa de devolução e ruptura, elevando a qualidade e segurança da cadeia de frutas, legumes e verduras, e oferecendo aos consumidores a garantia de produtos cultivados, transportados e armazenados de acordo com padrões de qualidade. Recentemente, o Grupo recebeu a certificação ISO 9001, valido até 2015.
Mauricio MirandaIMAM
Fonte: http://www.imam.com.br/revistaintralogistica/logistica-sustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário