domingo, 29 de abril de 2012

Mais aeroportos regionais no país.


O governo federal está preparando um programa de aumento do número de aeroportos no país por meio da regionalização. De acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, a projeção é que, até 2014, haja 210 unidades em operação.

O montante atual está em 130 terminais, o que implicará uma expansão significativa em relação ao quadro atual.
O grupo de trabalho que trata do assunto já está em atividade. A ideia é lançar o programa num curto espaço de tempo, incrementando a gama de alternativas hoje existentes para a população. Segundo o dirigente ministerial, os recursos para o programa terão como origem o Fundo Nacional da Aviação Civil.
Implantada em abril do ano passado, essa rubrica conta com aproximadamente R$ 2 bilhões por ano e é formada por verbas advindas das concessões dos aeroportos e da arrecadação de percentuais da receita bruta dos aeroportos concedidos, entre outros itens.
Para o ministro, é muito importante estabelecer uma malha aeroviária que permita aumentar o fluxo de brasileiros que viajam e que atenda a grande maioria da população.
Atualmente, os aeroportos nacionais prestam serviços para menos de 80% da população e a perspectiva é dar atendimento para 94% do contingente populacional. Ainda não há uma definição da forma de gestão, mas é certo que a construção ficará por conta dos entes estaduais.
O anúncio governamental vem ao encontro da necessidade de aumentar o fluxo de turistas no país, tanto por conta da vinda de estrangeiros como pela movimentação interna.
É certo, porém, que isso só será possível se os serviços de transporte tiverem uma qualidade compatível com a demanda e com as necessidades de quem se desloca.
Aumentar o número de aeroportos, com novas rotas, é uma forma de melhorar a logística aérea, contribuindo para o crescimento do setor de turismo e gerando benefícios em escala.
Fonte: Correio do Povo - RS / Usuport - Adaptado pelo Site da Logística.


Ler mais: http://www.sitedalogistica.com.br/news/mais-aeroportos-regionais-no-pais-/

Nenhum comentário:

Postar um comentário