segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A angústia dos Competentes!

O FISCO federal parece não dar valor ao trabalho de determinadas classes. Os bons contadores, escritórios de contabilidade e profissionais da área, há tempos vêm mudando toda sua rotina de trabalho em função do EFD-PIS/COFINS, um sistema de informações detalhadas dos débitos e créditos desses dois tributos. Por ser uma das maiores exigências que o FISCO já fizera, profissionais de todo o país, que se importam com a qualidade dos serviços e se preocupam com seus clientes, empreenderam em realizar cursos. Só em nosso escritório foram mais e dez cursos sobre o novo “sistema de monitoramento” fiscal, extremamente necessário, para atender com zelo as exigências. Vários desses cursos realizados em diferentes cidades e estados.
Profissionais hábeis realizaram reuniões e mais reuniões com clientes, informando-os das novas necessidades, alertando-os para que adquirissem sistemas de controle e que dialogassem com seus fornecedores para que estes também se adequassem às novas regras.
E tudo isso para quê? Para que notícias como a divulgada recentemente, e por órgãos da própria classe contábil, tratando de adiar o sistema, tenham mais validade do que todo o empenho empreendido anteriormente pelos profissionais. Estão solicitando adiamento do prazo de entrega, que seria em fevereiro de 2011 para o ano de 2012. E quem paga a conta dos treinamentos realizados, e do transtorno causado aos clientes, que adquiriram sistemas, e muitos, até contrataram colaborador específico só para redesenhar os dados e informações?
Obviamente que o adiamento do prazo, por si só não é o que causa estranheza. Para muitos, isto soa como música, afinal, fazem parte dos que “deixam sempre para última hora”, e, infelizmente, estes, hoje, estão tendo “vantagens”.
Contudo, certamente, quando se instaurar, verdadeiramente o sistema de controle do PIS e da COFINS, seja em 2012, 2013…2054, ainda haverá os que estarão esperando. Tomara que muitas empresas e escritórios contábeis não quebrem investindo em sistemas até lá.
Antes de lançar um sistema, toda empresa inteligente o deixa afinado, organizado e só o implanta quando tem certeza de que está funcionando, pois sabe que isso afeta a vida e a rotina de muita gente. Por que será que os entes públicos não pensam no transtorno que causam, nos gastos que geram, antes de lançar sistemas, que só num mês, teve inúmeras atualizações e modificações?
Órgãos da classe contábil deveriam batalhar não pelo adiamento do sistema, mas sim, já careceriam estar lutando para que o sistema fosse lançado corretamente, testado com planos pilotos.
E, o mais importante, a indignação dos que procuram se adequar no prazo e investem na qualificação, repetidas vezes, sofre retaliação dos que torcem para que o sistema, de fato, nem seja implantado.
Fonte:http://ogerente.com.br/rede/economia-financas/sistemas-contabilidade-fisco?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=77bdd837af-Rede_O_Gerente_20_12_2011&utm_medium=email

Nenhum comentário:

Postar um comentário